
DR. AMAURI PINHO
Amauri Pinho é político, empresário e advogado, especialista em Direito Eleitoral.
Nascido no município de Poranga/CE, na Serra da Ibiapaba, Amauri é descendente de família política, com parentes vereadores, prefeitos e deputado, inclusive, no ano em que nasceu, seu pai era o vice-prefeito da cidade. Aos 13 (treze) anos de idade, Amauri saiu do interior do Ceará, para morar em Fortaleza, a fim de concluir os estudos. Apaixonado por futebol, enquanto não estava jogando bola, dava aula particular para alunos de 4ª a 7ª séries, até que, aos 16 (dezesseis) anos, foi aprovado em seu primeiro concurso, para o cargo de Bolsista do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), disputando uma das 30 (trinta) vagas oferecidas para os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, cuja inscrição para o concurso já exigia que o candidato fosse estudante de escola pública e que tivesse média 7 (sete) ou superior em todas as disciplinas.




Em seguida, foi aprovado em outros concursos e, em 1990, aos 24 (vinte e quatro) anos, Amauri Pinho decidiu buscar melhores oportunidades, e mudou-se para Brasília/DF, ocupando diversos cargos, tendo sido aprovado em vários concursos públicos, entre eles: Especialista em Educação da Secretária de Educação do Distrito Federal, para o qual foi aprovado em 2º lugar; Escriturário do Banco de Brasília (BRB), Agente Administrativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Escrivão da Polícia Federal, Assistente de Trânsito do Detran/DF, e Agente de Trânsito do Detran/DF, e neste foi aposentado por tempo de serviço, após acumular mais de 37 (trinta e sete) anos de efetivo trabalho.
Mesmo residindo em Brasília/DF, foi eleito vereador em Goiás em 2004, reeleito em 2008, tendo sido presidente da Câmara Municipal e, após a cassação do prefeito e do vice-prefeito, Amauri Pinho foi eleito prefeito da cidade, e elegeu seu sucessor.
Alguns cases de sucesso de Amauri Pinho, nos últimos 3 (três) anos, no que tange a partido político nacional:
Amauri Pinho foi o responsável por todo o processo administrativo e judicial que culminou na destituição do Diretório Nacional do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), no início de 2022, com a assunção do novo Diretório Nacional, tendo Amauri Pinho como Vice-Presidente Nacional do PROS.
Ainda em 2022, Amauri Pinho conduziu todo o processo administrativo que culminou na destituição do Diretório Nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), com a assunção do novo Diretório Nacional.
Amauri Pinho coordenou, em 2023, o processo jurídico e administrativo, que resultou na impugnação de várias convenções irregulares e culminou na Convenção Nacional do PRTB, realizada pelo TSE em 23/02/2024, que elegeu o novo Diretório Nacional do PRTB.
Também coube a Amauri a responsabilidade de organizar a Convenção Nacional do PRTB, realizada em 27/07/2024, devidamente registrada no cartório competente e anotada no TSE, que elegeu nova composição nacional, inclusive tendo Amauri Pinho como o novo 1º Vice-Presidente Nacional.
O advogado Amauri Pinho, junto com os advogados associados, acumulam vitórias nos Tribunais Superiores, especialmente no TSE, STJ e STF, além do TJDFT e outros tribunais estaduais, inclusive em Tribunais Regionais Eleitorais.
Amauri Pinho possui dois livros publicados:
-
"COMO CASSAR UM PREFEITO CORRUPTO” (ed. Sinergia, do Grupo Ediouro, Rio de Janeiro/RJ, 2013);
-
"DIREITO ELEITORAL – As Inelegibilidades e suas brechas” (ed. Thesaurus, Brasília/DF, 2016).








